Síntese dos Resultados dos Investimentos

Síntese dos Resultados dos Investimentos do Plano Alepeprev

O Plano de Benefícios do ALEPEPREV obteve em 2022 um retorno de 9,92%, contra 12,37% da taxa CDI e 7,89% da Poupança, porém, não conseguiu superar a sua meta de investimentos definida pela Política de Investimentos (INPC + 4,5% ao ano) cujo resultado foi de 10,68%.

Rentabilidade Plano de Benefícios

O Plano de Gestão Administrativa – PGA superou o CDI, ficando 1,88% acima do índice, conforme poderá ser constatado no gráfico abaixo:

Rentabilidade Plano de Gestão Administrativa - PGA

Rentabilidade Anual do Plano de Benefícios e do Plano de Gestão Administrativa – PGA no Período de 2009-2022

Plano de Benefício

Plano de Gestão Administrativa - PGA

Os recursos do Plano de Benefícios estão alocados nos segmentos de Renda Fixa (98,96%) e Renda Variável (1,04%), sendo que na Renda Fixa além da segregação por fundos e gestores, estão desmembrados por estratégia, sendo: Renda Fixa Tradicional (63,64%), Renda Fixa Inflação (24,87%) e Renda Fixa Crédito (10,45%).. Dessa forma, podemos dividir assim a carteira:

Por Segmentos:

Por Estratégia:

A Renda Fixa da Entidade é segmentada em quatro gestores, a saber: Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil e Santander. A alocação em Renda Variável, por sua vez, é feita através da JGP Investimentos em um fundo com gestão ativa. Os recursos do segmento de Renda Fixa estão aplicados predominantemente em títulos públicos federais que são considerados como de menor risco de crédito do mercado.
Abaixo segue uma representação gráfica da segregação dos Investimentos da Carteira do Plano de Benefícios – Distribuição por Fundos de Investimentos em 30/12/2022 – Valor Total R$ 51.744.708,48.

Total de Investimentos do Plano ALEPEPREV por Gestor:

 

Plano ALEPEPREV
Carteira de Investimentos em 31/12/2022

 

Carteira de Investimentos – Plano de Gestão Administrativa – Posicionada em 30/12/2022


Fundo Previdencial

A partir da aprovação da alteração regulamentar pela PREVIC, que se deu no dia 30/04/2015, os eventuais saldos remanescentes na Conta Individual passaram a ser transferidos para o Fundo Previdencial.

Os recursos destinados ao Fundo Previdencial estão investidos 100% (cem por cento) no segmento de Renda Fixa em um fundo de investimentos da Caixa Econômica Federal, CAIXA FI BRASIL DI LP.

As alocações dos investimentos do Plano ALEPEPREV e do Plano de Gestão Administrativa – PGA estão em conformidade com as estratégias e as diretrizes estabelecidas na Política de Investimentos e na legislação em vigor.
A maior preocupação do ALEPEPREV, diante do atual cenário, consiste na manutenção do equilíbrio atuarial do Plano de Benefícios, através de investimentos com boas perspectivas de rentabilidade para um nível de risco considerável aceitável ao perfil dos Participantes da Entidade.


Fundo de Previdência Complementar da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
Rua da União, 439 - Boa Vista, Recife - PE cep: 50050-010